top of page

15 DICAS ÓTI-MAS PARA SUA FESTA DE 15 ANOS

Atualizado: 27 de jul. de 2022

QUINZE DICAS ESPECIAIS PARA SUA FESTA DE 15 ANOS

Meus amores, você já sabem que no nosso programa TV DEBUT no Youtube, temos mais de 300 vídeos com dicas, sugestões e matérias sobre como fazer uma festa de 15 anos correto? Mas, pensando em facilitar as escolhas de vocês, e para evitar alguns erros frequentes que vejo em algumas festas, separei aqui nesta edição, quinze dicas para ajudar em alguns pontos da sua festa e organização. Confiram


LISTA DE CONVIDADOS

Estabeleça critérios para a lista de convidados

Chegou a sua vez, é claro que dá vontade de chamar todo mundo que você conhece para sua festa, mas o ideal é estabelecer critérios para a lista de convidados e incluir somente quem é especial. Sendo assim, após fazer o orçamento de quanto quer gastar, e de saber quantas pessoas seu salão de festas escolhido suporta, tente convidar apenas quem realmente faz parte de sua vida. Comece com os familiares mais próximos, depois os amigos especiais e deixe alguns convites para pessoas que você irá lembrar ao longo do percurso de organização. O seu buffet também será calculado de acordo com o número de convidados não se esqueça.



O CONVITE

Se a primeira impressão é a que fica, então capriche em seu convite. Ao elaborar, insira todas as informações necessárias para os convidados saberem como se vestir e como chegar ao local, assim como o horário em que a festa começará. O design do precisa estar em sintonia com o tema e consequentemente, com a decoração. Além disso, se for usar fotos, escolha com cautela para que fique de acordo com os detalhes da festa e peça para fazerem um tratamento especial na foto para realçar ainda mais sua beleza. Tente enviar os convites o mais cedo possível, para que a confirmação também não demore. Também, é possível enviar convites virtuais, dependendo da situação. Você pode reforçar os convites com vídeos Save The Date, onde você irá postar em suas mídias sociais nas semanas anteriores à festa.



ATRAÇÕES ESPECIAIS

Deixe sua festa de 15 anos ainda mais interessante. Contrate uma atração especial, podem ser recepcionistas, baleiros, animadores de pista ou mesmo um lindo príncipe para a sua valsa. O que importa é dar aos convidados uma chance de se divertirem de verdade em sua festa, vai ser um sucesso.


SELEÇÃO DAS MÚSICAS

Geralmente as meninas contratam apenas Dj para animar a festa, mas algumas chegam á contratar bandas. O que importa é: quem for responsável pelas músicas deve estar antenado nas tendências musicais, afinal de contas, uma festa animada depende muito da música para ser um sucesso entre a garotada, que está cada vez mais exigente. Claro que você terá em sua festa as músicas que você ama, mas pense também em uma seleção que agrade aos convidados, caso contrário você poderá ficar sozinha na pista. E cuidado com os funks de letras pesadas, imagina ter estes sons gravados para sempre em seu dvd de video? Nossa! Péssima ideia.



ILUMINAÇÃO DA FESTA

Um dos aspectos que ajuda a dar um clima para a festa é a iluminação. Pensando nisso, certifique-se de que os equipamentos utilizados darão conta do recado e contrate alguém capaz de criar efeitos visuais bonitos e que acompanhem cada momento do evento. Fuja de ambientes muito escuros na festa e com luzes cênicas fortes, pois irá comprometer o registro de foto e vídeo, que poderá deixar as imagens com a cor das luzes cênicas. Outro fato importantíssimo, é não deixar o salão escuro na hora da valsa. Algumas pessoas fazem isso e colocam canhões de luz para iluminar a debutante na entrada e valsa, e isso deixa nas fotos e vídeo o fundo das imagens escuro. Deixe um pouco de luz branca nos momentos importantes á serem fotografados, isso irá garantir boas imagens.




EXIBIÇÃO DE VIDEOS NA FESTA

É muito importante que você crie momentos impactantes na sua festa. E uma forma de fazer isso, é contratando painéis de led para exibir clips de música ou mesmo seu vídeo de making of e fotos de infância. Se sua festa for temática você ainda poderá usar os painéis para harmonizar os ambientes. Os painéis quanto maiores melhor, para você ter uma ideia eles darão o impacto de uma mini tela de cinema, e quanto mais criativo e dinâmico os vídeos, mais legal será. Converse com seu decorador e veja mais detalhes desta contratação.



LEMBRANCINHAS

A última impressão também é a que fica. Pensando assim, escolha com carinho as lembrancinhas para dar aos convidados. Busque itens que seus convidados tenham prazer em receber ou guardar, como pen drives personalizados, caixas de docinhos, chinelos, mini garrafas de bebidas e etc. Pense em quantidades extras para pessoas que você convidou de última hora.




DATE A HORÁRIO

Quando chegar a vez de definir a data da festa, pense duas vezes para não cometer erros. Por exemplo: nem cogite a hipótese de marcar o evento muito perto de um feriado, afinal, muitas pessoas costumam viajar e emendar os dias livres. Outro cuidado é ver com suas amigas pessoais ou de sala de aula, se elas farão festa, e tentem definir juntas as datas para evitar de marcarem no mesmo dia. Dê preferência para as sextas-feiras, fuja dos sábados. Muitos casamentos são marcados neste dia, e salões de festa, assim como outros profissionais que você queira, já podem estar contratados para o dia. Assim como seus convidados também já podem ter compromisso. No ramo de eventos, pelos sábados serem tão concorridos eles são até mais caros, deixando as sextas mais em conta e livres.

Em relação ao horário, marque como de costume, às vinte e duas horas, isso impedirá de seus convidados se confundirem e chegarem atrasados. Jamais comece mais tarde, isso dificulta também os pais que tem que buscar seus filhos ao final das festas.


DEIXE TUDO PREPARADO

Pelo menos dois dias antes da sua festa, resolva assuntos como: vestidos entregues, ensaios feitos, reuniões já finalizadas com DJs, cerimonial e decorador... Etc.

Tire o dia anterior para você descansar e relaxar. Procure ficar em casa, comer coisas leves, fazer uma retrospectiva de sua vida ouvindo aquela música especial e se prepare emocionalmente para o dia seguinte que será mágico. Se puder até fuja da escola este dia, e chame sua melhor amiga para passar o dia com você. Faça uma lista de tudo que precisa levar no dia seguinte para sua festa e durma cedo, nada de celular até tarde! (rs).




DIA DA FESTA

Ao acordar, sinta a alegria de ser o dia da sua festa de 15 anos! E não deixe que algum imprevisto possa estragar ou estressar o seu dia. Não fique falando com suas amigas sobre possíveis penetras que poderão aparecer na festa ou coisas do tipo. Relaxe, ouça músicas animadas e comece a sentir a sensação da noite maravilhosa que se aproxima. Antes de sair de casa para a festa, verifique sua lista de itens necessários e veja se não esta faltando nada.




PRODUÇÃO PARA A FESTA

Na semana, faça uma boa hidratação nos cabelos, unhas e pele. Também não esqueça das sobrancelhas. Para a festa, é importante que você escolha profissionais especializados em debutantes, e faça um teste de maquiagem e cabelo antes de fechar qualquer contrato para ver se você agrada da empresa. Tome muito cuidado com a maquiagem e cabelo, escolha bem, e valorize este profissional, pois estar bem maquiada e penteada é muito importante. Chegue pontualmente no horário marcado pelo seu profissional no salão da produção. Evite atrasos, pois eles só irão tirar de você os momentos especiais da festa. Contrate o maquiador para lhe acompanhar também na festa, assim você terá retoques na valsa.




CHEGADA AO SALÃO DE FESTAS

Você deve chegar ao salão de festas pelo menos 01h30 minutos antes do horário marcado com seus convidados. Tempo ideal para conferir itens de decoração, fazer seu último ensaio já com vestido e sapato da valsa, e claro fazer as fotos na decoração com seus familiares mais próximos. Isso permitirá um registro mais tranquilo. Em seguida, faça um lanchinho reforçado com coisas leves para ter energia para a noite que se aproxima.









CUMPRIMENTOS COM OS CONVIDADOS

Fique tenta para não deixar de fotografar com convidados mais importantes, pois depois em meio a festa, ficará complicado e lhe tomará um precioso tempo. Se preciso, faça uma lista com nomes das pessoas especiais que não podem faltar nas fotos, entregue ao cerimonial, e peça que ele organize estas pessoas para seus fotógrafos. Estenda estes cumprimentos até no máximo 23h30min, depois vá se preparar para a valsa.



HORA DA VALSA

Já vestida, retoque a maquiagem e cabelo de forma rápida para não perder tempo. Respire fundo e aguarde ser chamada para o grande momento. Quando isso acontecer, desça ou apareça devagar, caminhe lentamente olhando nos olhos de seus convidados e sutilmente sorria para as câmeras de fotos e vídeo naturalmente. Jamais fique de cabeça baixa, ou morda os lábios “sinal de nervosismo” frequente nas entradas de debutantes. Bom, pelo menos tente (rs). Depois arrase em uma linda valsa com olhares especiais e sorriso fantástico, e não se esqueça de posar para as fotos. Em seguida, sinta a linda emoção dos seus amigos com as sempre constantes homenagens e prepare um lencinho, pois o choro será certo.



HOMENAGENS

É certo que suas amigas e familiares lhe farão alguma homenagem, seja em forma de texto ou vídeo. O fato, é tentar não deixar que estes momentos fiquem cansativos para você e os demais convidados. Como evitar?

Peça ao seu cerimonial para sondar seus amigos e familiares para saber se eles tem algum arquivo em vídeo ou texto para o dia, e conferir a qualidade e tempo do mesmo. Por exemplo: os vídeos de homenagens, devem ter tempo resumido e qualidade de áudio e vídeo boas para não ser desagradável a exibição na festa. Se forem ler alguma mensagem para você pessoalmente, os textos não podem ser longos, que seja apenas um resumo, imagina se cada amiga for ler uma página de declaração? Pode ter certeza que ficará cansativo para todos.

Você também pode criar homenagens especiais, principalmente para seus pais que fizeram com tanto carinho este momento para você.

Pense em algo bem bacana. Afinal, eles merecem.





Minhas borboletinha e mamães, espero que estas dicas tenham ajudado, caso tenham mais alguma dúvida assistam nosso programa TV DEBUT no Youtube e confiram mais de 400 programas com dicas, sugestões e matérias sobre como organizar uma festa de debutantes.

Super beijo, Otniel.

bottom of page