top of page

TUDO SOBRE BOOK DE 15 ANOS

Atualizado: 8 de out. de 2018

Olá meninas! É com muito prazer, que eu Otniel Souza, fotógrafo do Studio15BH venho ajudar com dicas e sugestões sobre como fazer o seu book de 15 anos.

Separei alguns tópicos, que são as principais duvidas das meninas quando chega este momento tão especial, caso tenham mais alguma dúvida, mandem perguntas nos comentários, que terei o maior prazer em esclarecer.


No nosso programa TV DEBUT fiz uma super dicas deste assunto que você pode ver assistindo o video abaixo:



Maquiagem e cabelo

A maquiagem do Book, claro vai depender do estilo de cada garota. Mas em qualquer circunstancia, ela sempre devera ser bem elaborada e com produtos especiais de primeira linha. Nos meus books do Studio15BH sempre procuro fazer uma maquiagem mais marcada nos olhos e bocas mais natural, mas em algumas produções não dispensamos cor nos lábios, tais como fotos estilo pin up, onde o vermelho e rosa são bem vindos. O que nunca, jamais deixo de usar é um cílio postiço bem bonito para realçar os olhos! Sempre começo com uma maquiagem um pouco mais leve, para que no decorrer das fotos eu possa trocar acrescentando mais sombra, ou mesmo mudando cores. Quanto ao cabelo, sempre escova e com ondas mais naturais estilo “Giselle Buntchen”, depois podemos também mais ao final usar mais liso. Penteados são sempre mais naturais como alguns topetes e rabos de cavalo. São dispensáveis penteados mais clássicos e pesados.


Estilo

Quando vou preparar uma produção, sempre pergunto qual o estilo da garota, para saber se ela é mais romântica ou curte mais o estilo mulherão. Todas as respostas são sempre as mesmas: os dois. Então variamos nas produções e fazemos diversos estilos. Costumo dar nomes para que com mais facilidade possamos achar o caminho de cada estilo. Por exemplo:


Estilo Pin Up: meninas que curtem ser mais modernas, mas que ainda trazem em si um pouco da ingenuidade de menina. As produções podem conter lencinhos no cabelo, sapatos coloridos, meias com bolinhas, acessórios para o cabelo estilo retro, e uma infinidade de looks mais fofos.



Estilo Romântico: Meninas que cresceram, estão lindas, mas trazem em si certa doçura no olhar e comportamento. São ótimas opções fotos com pérolas, vestidos de renda, lenços e flores. Cabelos mais soltos e maquiagem mais suave, diria que estas se encaixam no estilo princesa!

Estes três estilos já são suficientes para as meninas se encontrarem, eu sempre em qualquer book acabo sempre fazendo um pouco de cada produção desta, pois acredito que um book deva conter um pouco de cada estilo, ate mesmo para que a menina se conheça em outros looks fora de seu dia á dia, e elas simplesmente amam!

Estilo mulherão: São para meninas que já se sentem mais adultas, dispensam cabelos com fitas, arquinhos e adereços que levem ao estilo infantil. Belas produções são criadas, como fotos com cabelos voando, saltos com brilho, vestidos de festa e uma infinidade de produções que é característica marcada desta fase. O que e importante destacar neste caso, é que neste estilo são dispensadas qualquer idéia que deixe as produções muito sensuais, pois apesar de tudo as meninas tem apenas 15 anos. Para encontrarem melhor este olhar e estilo, eu dou a dica das Angel da Victória´s Secret: são moças de lingerie, mas que trazem em si um olhar e sorriso angelical. Jamais faço fotos sensuais, acho cafona e brega.


Foto do Ouro, criada por mim no Studio15BH e que virou referencia nacional em book

Fotos em estúdio: Quando comecei a fotografar debutantes, percebi imediatamente que precisa ter um estúdio bem equipado e cheio de produções diferentes, pois queríamos sair do estilo clichê de apenas fotos externas com so com fundos brancos de estúdio. Hoje, depois de muita pesquisa e inspiração, posso dizer que o Studio15BH possui mais de 60 cenários diferentes, que incluem diversas opções como ate mesmo cenários que imitam fotos externas, banheiras antigas, gangorras, globos gigantes de boate, espelhos diversos, tapetes de todos os tipos, cadeiras e poltronas exclusivas, biombos, vitrolas, guitarras, telefones retrós, e uma infinidade de outros itens. Tudo isso para evitar que as meninas tenham books parecidos. É claro que algumas produções como a minha mais famosa que é a “foto do ouro”, como chamamos aqui no Studio15BH, e que é a mais amada e desejada das meninas se repete em alguns books, pois é sempre a primeira que elas falam que querem quando perguntadas.




Figurinos: O studio15BH hoje, depois de muitas compras nacionais e internacionais tem mais de 600 figurinos. Em todas as minhas viagens, sejam elas de trabalho ou de férias, sempre estou com olhar aceso em looks por todos os lados. E todos os anos, compro novos figurinos. Confesso que já passei ate algumas situações engraçadas nestes anos por aí, pois não é tão comum ver um homem entrar em lojas femininas e comprar diversos corpetes, vestidos, acessórios..”rs”. Mas enfim, faço tudo pelas minhas “Borboletas”.


Fotos externas: Fotografias externas são um complemento das fotos em estúdio, e devem oferecer comodidade, localização e um lugar que seja novidade na vida das meninas. Por exemplo: fazer fotos externas em sítios de família, ou mesmo casa em condomínios não são boas opções. Acredito que lugares externos, devam oferecer um aspecto mais editorial, não tão identificável, como residências familiares. E o mais importante: deve sempre ser escolhido com a aprovação e orientação do fotógrafo, porque o que você acha que pode ser um lugar maravilhoso, para o fotógrafo pode ser um lugar de péssima luz, e este simples detalhe já muda tudo. Aqui em Belo Horizonte, ao longo destes 16 anos fotografando já temos uma experiência em saber quais lugares são bonitos e práticos para suas externas.



Fotos temáticas: Quando as garotas tem festa além do book, e escolhem festas temáticas, sempre fazemos looks que retratem seu tema. São variados os temas, mas entre eles os mais pedidos são: Las Vegas, Frozen, New York, Paris, Musical...etc. Para todos estes tenho muitas coisas no estúdio. Alguns comprados fielmente nos lugares de temas, como lindas roupas e acessórios que trouxe de Las Vegas pessoalmente, e outros tantos maravilhosos de New York. São tantos acessórios que as vezes ate esqueço de alguns por anos, e quando os reencontro acho super novidade.



Fotos na festa:

Quando as meninas fazem a festa, aconselhamos coisas simples, mas indispensáveis, tais como: não atrasar no horário de chegada ao salão de festas, tentar chegar até uma hora antes dos convidados, fazer o maior numero de fotos possíveis com os convidados no momento dos cumprimentos, evitando deixar para fotografar depois nas mesmas, pois ficam fotos poluídas com copos, pratos, bolsas, e ainda, você perde tempo de sua boate com uma foto que você já poderia ter feito antes.



Entrada da valsa: O momento de entrada é sempre especial e cheio de emoção e nervosismo, e toda a menina tem dificuldade de entrar sorrindo, pois a maioria quer mesmo é chorar de emoção. Mas tente relaxar, andar devagar, e sorrir ajuda a descontrair. Jamais feche o semblante ou morda os lábios, nem mesmo olhe para baixo. Tente levantar o rosto, sorrir e viver esta emoção. Se sentir vontade chore, mas chore bonito, porque estas fotos vão para seu álbum heim!

Valsa: ensaiar com os convidados o lado e hora certa para olharem para as fotos, dançar devagar e tentar sorrir, pois estas serão fotos certas em seu álbum.


#festa15anos #book15anos #ensaiodebutante #ensaiofotos15 #15anosbh

Fotos para convites

No dia da sessão de fotos em estúdio, sempre fazemos produções especialmente para o convite, caso o mesmo contenha fotos. Se for festa temática, elas deverão ser feitas ainda mais elaboradas. No Studio15BH quando temáticas as festas reproduzimos figurinos, maquiagens e acessórios além de cenários do tema. É importante que as garotas caso tenham fotos em convites, já venham com alguma idéia orientada pelo profissional que fará seu layout do convite. Fotos externas não são boas opções, pois podem ficar carregadas de informação ou iluminação imprópria. Em estúdio, a luz e qualidade de imagem são bem mais aproveitadas nos convites, além de poderem ser feitas intervenções digitais.

Prazo de contratação

O prazo de contratação ideal de um fotógrafo é de um ano antes da festa, até mesmo para garantir data e fazer pagamentos com prazos especiais.

Quando contrata um fotógrafo próximo a data da festa, às vezes as meninas precisam fazer fotos para convites com urgência e a agenda do estúdio pode estar cheia. Então se antecipem e contratem com bastante antecedência.



Tratamentos de Fotos

Todas as fotos, sem exceção, devem passar por tratamentos digitais o famoso “ Fotoshop”. Não para mudar a fisionomia, mas para realçar a beleza e esconder aqueles detalhes que você não gostaria de ver, por exemplo, destacados em um banner imenso em sua festa. Por isso, quando fazemos nossos banners para decorar a festa, ou mesmo o livro de assinaturas e álbuns, tratamos foto por foto, seja na luz nas cores ou mesmo nos pequenos detalhes que possam tirar o encanto de uma bela fotografia, como, por exemplo: Dente sujo de batom, cabelo arrepiado..etc.




Bom, espero ter contribuído com estas dicas, é claro que um grande universo de outros itens é importante. Mas se eu tivesse que citar uma frase especial para este assunto, eu diria: Contrate um profissional que você confia e relaxe! O que precisamos para fazer uma bela foto principalmente é de uma garota com energia boa e que acredite em nosso trabalho e potencial. O restante vem naturalmente entre a afinidade que se cria entre fotógrafo e debutante, quando existe empatia!

Beijos, Otniel.

bottom of page